O Setor de Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais tem a missão de preservar o acervo identificado pela instituição como precioso segundo critérios técnicos internacionais, que requer um grau de proteção maior pela relevância, raridade, beleza e pelo seu conteúdo representativo da cultura local e universal.
 
Livros raros, edições históricas e belas encadernações formam este acervo essencial para a pesquisa e preservação da memória.São cerca de 90.000 exemplares distribuido nas seguintes coleções: Mineiriana, Obras Raras, Memória Infantil, Patrimonial, Artes, José Alcino Bicalho, Rita Adelaide e Hemeroteca Histórica.
 
Coleção Mineiriana– Dedicada a textos sobre o Estado de Minas Gerais, e aos escritos por autores que aqui nasceram ou viveram, a Mineiriana é a maior coleção sobre o nosso Estado disponível para o público, e importante fonte de pesquisa sobre nossa memória cultural e intelectual. Com aproximadamente 24.000 itens, abarcando livros, cds, filmes, mapas e recortes de jornais, a coleção apresenta um panorama do Estado Minas Gerais em todos os seus aspectos: Literatura, História, Cultura, Arte, e Ciências.
 
Coleção Patrimonial- Reúne cerca de 51.000 livros nacionais e estrangeiros considerados especiais como primeiras edições, edições esgotadas, com dedicatórias de escritores, ilustrações e encadernações preciosas, dicionários, enciclopédias, tratados e obras relevantes e representativas da cultura universal em todas as áreas do conhecimento.
 
Coleção Rita Adelaide e Coleção José Alcino Bicalho- Formadas a partir de acervos privados, as Coleções Rita Adelaide e José Alcino Bicalho refletem os interesses dos colecionadores que as cultivaram. Incluem obras com diferentes encadernações, formatos inusitados, iluminuras, douramentos e ilustrações, e assim sublinham o trabalho primoroso de artífices renomados que fizeram dos livros verdadeiras obras de arte. Destaque para a obra Concordia Discordantim Canonum, editado em 1493, publicado em Nuremberg. O livro é uma coletânea de leis canônicas produzidas pela Igreja Católica Romana,  acumuladas  ao longo dos séculos.

Coleção sobre Artes– As inúmeras manifestações da Arte, da pintura rupestre até as intervenções digitais, estão contempladas nesta coleção. Artes plásticas, cinema, teatro, música, dança, fotografia, e tantas outras vertentes e linguagens podem ser encontradas nesta Coleção.

Coleção Memória Infantil– Um pouquinho da infância de nossos pais e avós está preservado nesta coleção, que inclui títulos importantes da literatura e educação infantis até a primeira metade do século XX. As mais belas históriasA Bonequinha Preta e Os contos do Cônego Schmid são alguns dos destaques desta coleção, tão carregada de memórias afetivas.

Coleção de Obras Raras- é formada por 1.554 obras, publicada entre os séculos XIV e XIX, relacionadas nos principais repertórios especializados ou em catálogos de referência.
 
Hemeroteca Histórica –é formada por jornais e revistas históricos e raros que registram a história de Minas Gerais desde 1825, além de títulos nacionais e estrangeiros.

CULTURA E INCENTIVO À LEITURA
Visitas guiadas uma vez a cada mês com duração de duas horas com exposição das obras, exposições temáticas do acervo, acompanhadas de palestras convidam o leitor a se aproximar dos livros e conhecer cada vez melhor as Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. 

Atendimento:
Segunda a sexta-feira, das  8h às 18h
Edifício Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, 21, 2º andar - Funcionários
Belo Horizonte – MG - CEP: 30140-010
Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Telefone: (31) 3269-1228 ou (31) 3269-1227