Mostra “Além da Palavra” ocupará a galeria de 22 de janeiro a 9 de março.

Uma série de trabalhos de referência na poesia e arte visual mineira estará em exposição na galeria da Biblioteca Pública Estadual, em Belo Horizonte, de 22 janeiro a 9 de março. Enfatizando a interface entre a poesia, as artes plásticas e a cultura de massa, a mostra "Além da Palavra" reúne quatro artistas e poetas visuais mineiros, que por meio do experimentalismo e da resistência cultural, vêm deixar claro que a literatura pode romper fronteiras. A exposição será aberta na segunda-feira (22/01/18), às 19h30.

Angelo Mazzuchelli, Carlos Barroso, Jairo Fará e Mário Alex Rosa mostram que a poesia pode aparecer na forma de vídeo, de cartaz, de objeto (como aquários, caixas de sabão, leds, latas de lixo, entre outras coisas) e pode dialogar com todas as formas de artes. O poema vai a uma viagem no mundo mágico e irreverente das possibilidades poéticas.

Todos os integrantes da exposição têm uma história longa nas artes.

Angelo Mazzuchelli já participou de várias exposições de arte e poesia visual, é professor de Design da Escola de Belas Artes da UFMG. Artista plástico, Mazzuchelli é editor da revista "Grafias UFMG", projeto de extensão universitária de natureza interdisciplinar, que publica obras que exploram as diferentes possibilidades de abordagem das relações texto/imagem.

Mário Alex Rosa, poeta, artista, professor de Literatura e editor, participou de inúmeras exposições de arte e poesia visual em todo país e tem livros publicados por grandes editoras.

Jairo Fará, faz uma mistura de pop arte e poesia, e, em 2017, foi o autor das peças de divulgação do 29º Inverno Cultural de São João del-Rei, criadas a partir de poemas visuais. É o curador da noite de poesia "Desencontro Desmarcado", artista visual e autor de obras literárias de poesia e prosa.

Carlos Barroso possui uma poesia politizada e provocante e já publicou vários livros-objeto. Ele fez parte do grupo fundador de revistas literárias como "CemFlores", "CemFlores Greve", "CemFlores Pirata" e "Aqui Ó" e foi curador de Mostras de Arte dos Jornalistas Mineiros.

O artista e professor da Faculdade de Belas Artes da UFMG, Adolfo Cifuentes, e a professora da Faculdade de Letras da Unimontes, Tida Carvalho, descrevem bem os expositores: "Exímios brincalhões da língua portuguesa, 4 virtuosos artipoetas, que nos presenteiam com um banquete de formas, de reflexos, de jogos e sentidos.”

Serviço:

Exposição de Arte e Poesia Visual “Além da Palavra”

Local: Galeria de Arte da Biblioteca Pública Estadual de Mins Gerais

Data:22 de janeiro a 9 de março de 2018

Horário: 8h às 18h de segunda a sexta-feira - Abertura: Dia 22 de janeiro (segunda-feira) - 19h30

Entrada Gratuita

Informações:

Jairo Fará (32) 98810-0375 (Curador da Exposição)

Carlos Barroso (31) 99972-2738 (Curador da Exposição)

Mário Alex Rosa (31) 3223-8086

Angelo Mazzuchelli (31) 993051880