Projeto Aula Na Biblioteca: China Alma Guerreira

No próximo dia 20 de fevereiro (terça-feira) às 17h, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, juntamente com o (Shifu) mestre de Kung Fu Felipe Mourão da Academia de Kung Fu - Wushen, vão promover uma palestra no teatro da biblitoeca, que abordará aspectos filosóficos e culturais das tradições chinesas explicando o motivo  no qual a China, uma das civilizações mais antigas do mundo, se tornou a única com existência contínua até os tempos atuais. Será também traçado um pequeno paralelo comparativo com os levantes populares ocorridos em Minas Gerais e uma alusão da indireta influência da arte chinesa sobre o barroco mineiro. Logo após a palestra, instrutores e alunos da academia farão um apresentação de movimentos do Kung Fu que abordam técnicas de defesa pessoal, combate e luta com armas.

Alma Guerreira e os Guerreiros de Alma

Wushen ou Alma Guerreira faz alusão à luta do autoconhecimento e a busca do aprimoramento pessoal, seja ele físico, mental ou espiritual. O aprimoramento pessoal no quesito espiritual busca, dentro das filosofias tradicionais chinesas, ensinar através do exemplo de vida o caminho das virtudes humanas.

O Shifu Felipe Mourão Carneiro Rocha é responsável pelo Espaço Wushen, um centro de artes, manifestações culturais e terapias tradicionais chinesas. O mesmo é representante da Academia Sinobrasileira de Kung Fu de Minas Gerais que foi fundada pelo Grão Mestre Chan Kowk Wai, herdeiro do estilo de Kung Fu Shaolin do Norte, quando chegou ao Brasil no ano de 1960 em São Paulo. O estilo foi trazido para Minas Gerais pelo Mestre Fanthum na década de 1980, responsável pela difusão do conhecimento e formador de representantes multiplicadores desta escola.

Felipe iniciou seu aprendizado nas artes marciais no ano de 1992 e se formou como Shifu, grau máximo dentro do Kung Fu Shaolin do Norte, no ano de 2010. Ele recebeu seu diploma de seu mestre, Fanthum, na festa de aniversário da academia do Grão Mestre Chan Kowk Wai em São Paulo, local ao qual já estava residindo. Pelos quatro anos consequentes permaneceu em São Paulo aprimorando seu aprendizado com o grão mestre.

No ano de 2014, retornou a Belo Horizonte para fundar a Academia Wushen -Alma Guerreira, que estuda o estilo Shaolin do Norte, da Academia Sinobrasileiro de Kung Fu Shaolin do Norte, na região da Savassi. A academia tem  a missão de difundir a filosofia tradicional de Shaolin, contribuindo de todas as forças possíveis para uma sociedade melhor.

Está acontecendo também, no setor de coleções especiais da biblioteca, a exposição China Alma Guerreira, onde o público tem a oportunidade de conhecer livros que contam a história dessa antiga civilização, além de armas, vestuário, jogos e outros itens que fazem parte do mundo das artes marciais. A exposição tem como objetivo contribuir para a difusão de uma cultura tradicional fundamentada no desenvolvimento humano pessoal e coletivo focado na luta do bem social. Tal luta do povo para o povo sempre esteve presente na cultura chinesa, sempre expressada pela arte do Kung Fu e pelas manifestações culturais que a mesma trás. a exposição fica em cartaz até o dia 30 de março das 8h às 18h de segunda a sexta-feira.

Serviço:

Projeto Aula na Biblioteca: China - Alma Guerreira

1 - Palestra China Alma Guerreira com o Mestre de Kung Fu Felipe Mourão e apresentação de Kung Fu com os instrutores e alunos da Academia Wushen - Kung Fu Shaolin do Norte.

Data: 20 de fevereiro - terça-feira - 17h

Local: Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Entrada Gratuita

(31)  99122-5676 / (31) 99206-7706