A ONG Recode anuncia a lista das 108 bibliotecas públicas selecionadas para participar do programa Conecta Biblioteca em 2018. Fruto de uma parceria entre a ONG Recode e a Caravan Studios, com apoio do Ministério da Cultura, por intermédio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), o programa visa estimular a transformação social e o desenvolvimento das comunidades por meio das bibliotecas públicas. Ao todo, 272 bibliotecas completaram a inscrição para participar do programa. O edital com os critérios de seleção e a listagem completa está disponível no site: www.recode.org.br/conectabiblioteca.

O Conecta Biblioteca reunirá cerca de 200 participantes das duas fases do programa durante o II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, em maio, no Rio de Janeiro. Além de compartilhar boas práticas, a reunião dará início à formação dos profissionais em Pesquisa da Comunidade, etapa inicial para identificação das demandas da população para o equipamento cultural.

De Minas Gerais foram selecionadas as seguintes bibliotecas:

1. Biblioteca Pública Municipal Humberto de Alencar Castelo Branco, de Unaí
  2. Biblioteca Pública Municipal René Lepesqueur, de Paracatu
  3. Biblioteca Pública Municipal Aurélio Camilo, de Nova Serrana
  4. Biblioteca Pública Municipal Djalma Andrade, de Congonhas

Participam do evento os parceiros do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas e do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura. A iniciativa está orientada pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) e conta com o patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Fonte: Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (http://snbp.culturadigital.br/blog/2018/03/19/resultadoconectabiblioteca2018/)