História do berrante, canto de modas, benzeção de violas e demonstração sobre fabricação do instrumento são algumas das atividades

Nesta quarta-feira (16), a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, espaço integrante do Circuito Liberdade, traz um evento dedicado ao mundo da viola e dos violeiros. A programação vem recheada de atrações para os amantes da cultura caipira. Haverá Benzeção de Viola, canto de Modas, história do Berrante e significado dos toques, demonstração da fabricação artesanal das violas caipiras, repente, duplas caipiras, entre outros. Com entrada gratuita e sujeito a lotação, o evento acontece no Teatro José Aparecido de Oliveira da Biblioteca (Praça da Liberdade, 21), às 15h desta quarta-feira, 16 de maio.

O produtor do evento, Everaldo Reis (Vide Play), destaca a importância da programação para a cultura caipira no estado. “O evento é da maior importância para a cultura do sertanejo caipira de Minas Gerais. A viola caipira está notadamente no sangue do mineiro, do goiano, do mato–grossense e do paranaense. Será uma grande oportunidade para os artistas caipiras alcançarem novos públicos”, informa Everaldo.

Renildo e Renivaldo

Na ocasião, o grupo BH Vozes e Violas irá relembrar os sucessos sertanejos e haverá a participação de artistas como João Claudio, Adauto Alves, Zilda Vargas, Lucélia Berranteira, Léo Berranteiro, além do poeta e repentista mineiro Vicente Faul, atuante no movimento cultural do Vale do Jequitinhonha e um dos fundadores da Casa de Cultura de Capelinnha. Presença também de duplas caipiras como Cordeiro & Cordeirinho, Zalico & Zalinho, Renildo & Renivaldo, e dos luthiers de viola Wagner França e Luis Alberto.

Confira a Programação:

15h – Abertura

15h05 – Vicente Faul convida Ray da Viola e Zé Rochedo para darem início a “Benzeção da Viola” e juntos cantarem três modas.

15h20 – Léo Serra Negra e Lucélia Berranteira nos contam a história do berrante e explicam os significados dos toques.

15h30 – João Cláudio apresenta Lucelene e os luthiers Wagner França e Luiz Alberto para uma demonstração da fabricação artesanal da viola caipira.

15h50 – João Cláudio convida Vicente Faul para se apresentar como repentista, com um tema alusivo ao evento.

16h00 – Adauto Alves apresenta as duplas caipiras.

16h30 – Zilda Vargas convida BH Vozes e Violas para relembrar inesquecíveis sucessos sertanejos.

17h - Encerramento

Serviço:

Violeiros no Teatro da Biblioteca

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira, Praça da Liberdade, 21

Data: 16 de maio de 2018

Horário: 15h

Entrada gratuita e sujeito a lotação.