×

Erro

Passed variable is not an array or object, using empty array instead

Confira a seleção com dez canais de histórias infantis na internet
 
Com o objetivo de despertar o interesse de crianças e jovens para o universo da literatura nesse momento de isolamento social, a Biblioteca Murilo Rubião da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) preparou uma lista com dez canais de histórias infantis na internet. Confira a seleção abaixo. 
 
Canal criado em 2015 por Flávia Scherner, mais conhecida como Fafá, uma contadora que usa técnicas para contar histórias para crianças separando-as por temas. O destaque vai para o segmento “histórias de empoderamento”, com contos sobre autoaceitação, autoestima e igualdade, e que explicam quem foram figuras importantes, como Malala Yousafzai, Frida Kahlo e Rosa Parks.
 
O canal é comandado pela atriz e contadora Juçara Batichoti. Ela usa fantoches, fantasias e até chama convidados para ajudar em seus vídeos. O projeto traz a leitura de livros atuais, fábulas clássicas e até tutoriais de como reproduzir alguns dos fantoches em casa para que as crianças também possam contar histórias.
 
Esse canal foi criado pela professora Carolina Hessel para suprir a lacuna existente na internet de contação de histórias para crianças com limitações. Nele, as histórias são contadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Cada história é escolhida de acordo com a época e, entre a lista de livros que já foram utilizados, estão “Adelia”, de Jean-Claude Alphen, “Carona na Vassoura”, de Julia Donaldson e Axel Scheffler, e “O presente do Saci”, de Lalau e Laurabeatriz.
 
“Historinhas para acordar” é um canal de contação de histórias infantis, fábulas, dicas, brincadeiras e muito mais.
 
A atriz Marina Bastos comanda o canal com leitura e narração de histórias. Alguns dos vídeos são acompanhados pelo músico Ricardo Ferri, que ajuda na narrativa fazendo sons e tocando canções.
 
O projeto “O baú da Camilinha” produz um conteúdo pensado para que as famílias entrem no mundo da imaginação, através de músicas, brincadeiras e muitas histórias.
 
O canal traz histórias cantadas para ver e ouvir, além de cantigas de diversas partes do mundo. O conteúdo é produzido pelo músico Cristiano Gouveia.
 
“Cordel animado” é um projeto integrado pela poeta Mariane Bigio e sua irmã, a musicista Milla Bigio, que apresenta contações de cordéis infantis com música e sonoplastia. Os textos são de autoria de Mariane Bigio e trabalham temas educativos, buscando promover a valorização da literatura de cordel e o apreço pela leitura, sempre mesclando a diversão ao aprendizado.
 
A cantora e comunicadora Carol Levy reproduz contos infantis, clipes musicais e curiosidades. Algumas das histórias trazem ilustrações feitas pelas crianças que acompanham o canal.
 
O canal do blog de literatura infantil “Na corda bamba” realiza narrações de histórias e dicas de livros.
 
 
Foto: Filipe Barboza/FAOP