Erro

Passed variable is not an array or object, using empty array instead

Iniciativa disponibiliza mais de 100 livros às pessoas em situação de rua atendidas pelo Canto da Rua Emergencial

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), também participa do Projeto #ARteSalva. Um dos serviços de extensão da Biblioteca, a Caixa-Estante, está disponibilizando 105 livros, de diferentes gêneros literários, às pessoas em situação de rua que vêm sendo atendidas na Serraria Souza Pinto por meio do Canto de Rua Emergencial.

O projeto Caixa-Estante é uma iniciativa que leva a leitura e a literatura a diferentes instituições públicas, privadas, organizações não governamentais, creches, centros socioeducativos, penitenciárias, APAE e asilos. Para a diretora do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secult, Alessandra Gino, a ação é fundamental para que as pessoas em situação de rua também encontrem dignidade por meio da cultura e da arte.

“Sabemos que o momento é delicado para todos nós, mas isso não significa que a ajuda esteja escassa. O #ARteSalva nos mostrou o caminho de realizar um trabalho transversal, oferecendo ajuda para as pessoas mais vulneráveis. Com o Canto da Rua Emergencial, podemos disponibilizar, além de serviços essenciais, um pouco de leitura, que também é um alimento para todos em situações difíceis, além de ser um instrumento fundamental para a formação cidadã”, destaca Alessandra.

Atualmente, o projeto Caixa-Estante está presente em 12 instituições. São encaminhados acervos cuidadosamente selecionados a instituições diversas, com o objetivo de garantir o acesso ao livro, à leitura e à literatura a pessoas que não podem se deslocar até uma biblioteca.

Sobre o #ARteSAlva
Iniciativa do Governo de Minas e Sesc em Minas, ao lado de mais de 60 parceiros da iniciativa privada e sociedade civil, o projeto foi lançado em 1º de junho. A ideia é criar uma rede de solidariedade e apoio aos profissionais da Cultura e Turismo, setores bastante impactados pela pandemia. O movimento reúne uma série de ações de auxílio às cadeias produtivas dos dois setores, por meio de articulação e reforço logístico a campanhas de arrecadação de doações, prestação de informações sobre acesso a políticas públicas, linhas de crédito, ações de capacitação, lançamento de editais e outras atividades.

O foco são profissionais e comunidades que se encontram em maior vulnerabilidade, como artistas de rua, técnicos, artesãos, guias de turismo, garçons, artistas, músicos, circenses, quilombolas, indígenas, ciganos e demais povos e comunidades tradicionais.

Para apoiar a coleta, o armazenamento e a distribuição de doações de diversas campanhas voltadas às cadeias produtivas da Cultura e do Turismo, o #ARteSalva conta com a parceria do Sesc em Minas por meio do Mesa Brasil Sesc. O programa possui equipe técnica e operacional qualificada para planejar a logística e executar a retirada e a distribuição das doações, além do acompanhamento e monitoramento das ações.

Desde o seu lançamento, o #ARteSalva arrecadou 46,6 toneladas de alimentos, distribuindo 45,3 toneladas para 165 entidades, beneficiando 94 mil pessoas. “A intenção é beneficiar o maior número de pessoas possível, por isso vamos intensificar diversas ações como lives e campanhas com artistas, para que todos se mobilizem por essa causa. Vamos ampliar as parcerias, fazer com que essas doações aumentem e cheguem a todo o estado”, destaca Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Sobre o Canto de Rua Emergencial
A Serraria Souza Pinto,  espaço administrado pela Fundação Clóvis Salgado (FCS), que é vinculada à Secult, vem sendo reestruturada para receber as pessoas que estão mais vulneráveis à pandemia de Covid-19. A ação é fruto de articulação entre a Secult, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) e a Arquidiocese de Belo Horizonte, por meio do projeto #ARteSalva.

O centro de eventos, localizado na região Central de Belo Horizonte, tem sido ponto de referência para abrigar a população em situação de rua da capital no período de distanciamento social. O espaço interno da Serraria foi dividido em diferentes praças para prestar variados serviços. Uma delas é a da Saúde, com profissionais avaliando se as pessoas em situação de rua apresentam sintomas de Covid-19.

Outra praça, destinada à alimentação, distribui lanches aos moradores. Há, também, a praça de Dignidade, disponibilizando sanitários e ambiente para banho e higienização. E o amparo foi ampliado, com profissionais destacados para assistir as questões sociais dos moradores, como documentos, denúncia a respeito de violência e explicações com relação a direitos humanos.

Imagem: Pedro Vassalo