Literatura para crianças é o tema de abril do Diálogos com o Sistema Estadual de Bibliotecas
Evento virtual acontece em 7 de abril, com participação de Fabíola Farias O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG) recebe, no mês da literatura infantojuvenil, a mestra e doutora em Ciência da Informação, Fabíola Farias, para a palestra “Pequena história os livros e da literatura para as crianças no Brasil”. Com mediação de Cleide Fernandes, o encontro será realizado na quinta-feira (7/4), às 14h, em plataforma de videoconferência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas AQUI. Durante a palestra, Fabíola Farias vai abordar a importância do fomento à leitura e à literatura para o público infantojuvenil, uma vez que obras literárias para crianças fazem parte da história cultural e educacional do Brasil. Conhecer um pouco dessa história, que inclui…
Beatriz Myrrha lança o livro “Depois do Sol”
Evento acontece no hall da Biblioteca Estadual, na quinta-feira, 31 de março, com entrada gratuita A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais recebe, nesta quinta-feira (31/3), o lançamento do livro “Depois do Sol”, da escritora Beatriz Myrrha. O evento acontece a partir das 19h, no hall de entrada da biblioteca, com entrada gratuita. Não é necessário o agendamento prévio, mas os protocolos de segurança devem ser respeitados. O uso de máscara de proteção, cobrindo nariz e boca, é obrigatório durante toda a permanência no local. Em Depois do Sol, Beatriz Myrrha apresenta uma narrativa divertida, que pode ser acompanhada pelo público de todas as idades. Durante o evento de lançamento o livro, que tem ilustrações de Léo Maciel, o Coral dos Desafinados fará…
Resenha da Semana: Orgulho e preconceito, de Jane Austen
BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS Setor de Empréstimo Domiciliar AUSTEN, Jane. Orgulho e preconceito. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. 430 p. Jane Austen nasceu em Steventon, Inglaterra, em 16 de dezembro de 1775, e faleceu em Winchester, também na Inglaterra em 18 de julho de 1817. Talvez seja uma das escritoras inglesas mais conhecidas no mundo inteiro, responsável por grandes títulos clássicos que são estudados e lidos até hoje em vários países. Sendo de uma família que promovia a aprendizagem, a leitura e as letras, Austen desenvolveu um talento especial que a levou ao desejo de compor textos nos quais sempre são representados os valores familiares que ela achava importantes. Jane nunca se casou e morreu jovem, mas seus livros são…
Quadrinista belga Rebecca Rosen conduz oficina sobre produção de quadrinhos
Atividade on-line é gratuita e acontece de forma virtual, na quarta-feira, 30 de março A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais promove uma atividade paralela à exposição “Parece que algo acontece”. Na quarta-feira (30/3) será realizado um Ateliê On-line, com participação da quadrinista Rebecca Rosen. A atividade é gratuita e acontece a partir das 16h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link. A proposta da oficina é ir além da caricatura e expressar um complexo estado de espírito no desenho, através de simples exercícios de escrita e desenho, para abrir as portas da percepção dos artistas presentes, usando suas experiências como base. A convidada é uma das expoentes dos quadrinhos na Bélgica. O encontro com o público…
Livro Animais Cinzentos será lançado no sábado (26/3)
Obra de Marcela Mazzilli apresenta personagens situados em momentos paradoxais da própria existência A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais recebe, no sábado (26/3), o lançamento do livro “Animais Cinzentos”, de Marcela Mazzilli Fassy. O evento acontece a partir das 9h, no hall de entrada da biblioteca, com entrada gratuita. Não é necessário o agendamento prévio, mas os protocolos de segurança devem ser respeitados. O uso de máscara de proteção, cobrindo nariz e boca, é obrigatório durante toda a permanência no local. Em Animais Cinzentos, as personagens e tramas presentes nos contos que se revelam ao longo da narrativa têm em comum o fato de estarem situadas nas zonas cinzentas e paradoxais da existência: luz e sombra, vício e virtude, dor e prazer,…
Resenha da Semana: Mulherzinhas, de Louisa May Alcott
BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS Setor de Empréstimo Domiciliar ALCOTT, Louisa May. Mulherzinhas. São Paulo: Nova Cultural, 2003. 238 p. Um clássico da literatura americana que beira o princípio do gênero Jovem Adulto de hoje em dia. Com uma narrativa em terceira pessoa, “Mulherzinhas”, de Louisa May Alcott, conta a história de quatro irmãs em um período de superações, amadurecimento e momentos familiares com suas dificuldades financeiras durante a Guerra Civil Americana. Meg, Jo, Beth e Amy March têm, cada uma, suas particularidadese personalidades distintas, que interferem em seus sonhos, aspirações para o futuro e formas diferentes de lidar com a vida. A narrativa coloca em evidência o poder e a força das mulheres, mesmo em uma época tão marcada pelo machismo estrutural.Meg, delicada…
Hemeroteca Histórica está fechada até junho
Paralisação no atendimento acontece em função de obras estruturais A partir desta terça-feira (15/3), a Hemeroteca Histórica estará fechada em função da obra de revitalização no Prédio Sede da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A medida se faz necessária, pois, nesta etapa da reforma, a laje que faz a cobertura da Hemeroteca passará por uma impermeabilização. A consulta ao acervo da Hemeroteca Histórica ficará suspensa até 16 de junho de 2022. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: hemeroteca.biblioteca@secult.mg.gov.br.
Resenha da Semana: As violetas de março, de Sarah Jio
BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS Setor de Empréstimo Domiciliar JIO, Sarah. As violetas de março. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2013. 302 p. Emily está assinando o divórcio. Depois de dez anos, a vida de Emily parece estar desaparecendo. Há dez anos ela era uma escritora best-seller e tinha como marido um dos homens mais desejados de Nova York. De lá para cá, entrou em um bloqueio impossível do qual não consegue sair nem com ajuda da terapeuta. Mas o pior é que nem mesmo o divórcio conseguiu fazê-la chorar. Seguindo a sugestão de sua melhor amiga e em uma estranha sincronia com sua tia-avó, Emily arruma as malas e atravessa o país de volta a Bainbridge. Sua ideia é passar o mês de março…
Resenha da Semana: O sonho do tigre, de Colleen Houck
BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS Setor de Empréstimo Domiciliar HOUCK, Colleen. O sonho do tigre. São Paulo: Arqueiro, 2018. 608p. Colleen Houck é uma leitora voraz que adora títulos de ação, aventura, temas paranormais, ficção científica e romance. Ela entrou para a lista de livros mais vendidos do The New York Times com a série A maldição do tigre, que já vendeu cerca de 650 mil exemplares no Brasil. A obra teve os direitos adquiridos pela Paramount Pictures. Também é autora da série Deuses do Egito. Colleen estudou na Universidade do Arizona e trabalhou como intérprete de língua de sinais durante 17 anos. Ela mora em Salem, no Oregon, com o marido e uma imensa coleção de tigres de pelúcia. …
Biblioteca Estadual recebe a exposição de quadrinhos “Parece que algo acontece”
Período expositivo vai de 7 de março a 1º de abril; Entrada é gratuita Os quadrinhos são expressões artísticas importantes para a cultura francófona e por isso são presença garantida na 8ª Festa da Francofonia. A exposição “Parece que algo acontece”, desenvolvida pela Valônia-Bruxelas Internacional com o apoio da Aliança Francesa de Belo Horizonte, apresenta uma seleção de obras de autores de Valônia e Bruxelas (Bélgica francófona) publicada por editores alternativos. O público pode conferir a mostra de 7 de março a 1º de abril na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A entrada é gratuita. Parece que algo acontece na região da Valônia e em Bruxelas e já faz um tempo… Todos que se interessam…