Suplemento Literário
SUPLEMENTO LITERÁRIO O Suplemento Literário de Minas Gerais (SLMG), foi criado em 1966 e consolidou-se como um marco cultural brasileiro, destacando-se por promover a literatura e as artes de forma inovadora. Reuniu grandes nomes como Guimarães Rosa, Drummond, Henriqueta Lisboa, Nélida Piñon, Murilo Mendes, além de apresentar ao Brasil autores internacionais como Borges e García Márquez. Com espaço para novos talentos e uma rica diversidade de expressões artísticas, o SLMG consolidou-se como referência na valorização da cultura de Minas Gerais e na difusão de sua criatividade para o mundo. Acesse as Edições do Suplemento Literário HISTÓRIA Por Jaime Prado Gouvêa A história do Suplemento Literário do Minas Gerais começou pelas estradas pobres do Norte de Minas Gerais, no início do governo de Israel…
Minas Literária
O que é? O Governo de Minas Gerais apresenta Minas Literária, um programa intersetorial entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECULT – e a Secretaria de Estado de Educação – SEE, para execução da Política Estadual do Livro (Lei nº 18.312/2009, e suas atualizações), que objetiva fomentar e promover o acesso ao livro e à leitura em todo o Estado. CONHEÇA OS 3 EIXOS DO MINAS LITERÁRIA Transversalidade entre Educação, Cultura e Turismo Ampliação e Inovação do Suplemento Literário de Minas Gerais Criação Rede de Bibliotecas Integra Geraes Os três eixos que orientam a estrutura do Minas Literária tem como objetivos a ampliação da oferta de atividades culturais para estudantes da rede pública de ensino; a obtenção de um…
O meu negócio é literatura
O MEU NEGÓCIO É LITERATURA Em parceria com SEBRAE, o Governo de Minas estrututurá um programa de aceleração da cadeia produtiva com foco no empreendedorismocirativo. Bibliotecas Públicas Serão espaços culturais para o desenvolvimento de atividades formativas e rodadas de negócios com o objetivo de ensinar como transformar talentos em renda. Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) Segundo dados do Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL), o mercado editorial apresenta um retorno gradativo pós-pandemia e, em 2022, registrou a movimentação de 30,98 milhões de livros contra 29,39 milhões no mesmo período em 2021, uma alta de 5,41%. Revertidos em valores Revertidos em valores, essa movimentação representa um faturamento acumulado em 2022 de R$ 1,35 bilhão; em 2021, a marca foi de R$1,23 bilhão. Estimular esta…
Integra Geraes
INTEGRA GERAES As Gerais são muitas e para ativação de todo território, está em elaboração a Rede de Bibliotecas Integra Geraes, com coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas. A rede será composta por bibliotecas previamente selecionadas de todas as mesorregiões do estado, sendo a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada na capital, a biblioteca modelo e as demais, bibliotecas de referência. O critério utilizado pelo Sistema Estadual de Bibliotecas para a seleção das Bibliotecas de Referência é a localização geográfica e o desenvolvimento de trabalhos de destaque nos dois últimos anos. Saiba mais…. Integra Geraes: biblioteca modelo A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada em Belo Horizonte, empreende ações de descentralização como biblioteca modelo. Já as bibliotecas polo, serão centros irradiadores…