BIOGRAFIA

Alzira dos Santos Rufino nasceu em Santos (SP) em 1949. É escritora, graduada em enfermagem e se intitula “batalhadora incansável pelos direitos da mulher, sobretudo da mulher negra”. Fundou, em 1986, o Coletivo de Mulheres Negras da Baixada Santista. Em 1990, fundou a Casa de Cultura da Mulher Negra (CCMN), uma organização não governamental de assistência jurídica e psicossocial a mulheres negras voltada a combater a violência doméstica, sexual e racial. Além disso, a CCMN criou em 2001 revista Eparrei, da qual Alzira Rufino é editora. É autora de poesia, romance, contos e ensaios.

– Eu, mulher negra, resisto. Edição da autora, 1988.
– Qual o quê. Edição da autora, 2006.
– Muriquinho, piquininho. Edição da autora, 1989.
– A mulata do sapato lilás. Edição da autora, 2007.
– Bolsa poética. Editora Demar, 2010.

ANTOLOGIAS

– Enfim … nós: escritoras negras brasileiras contemporâneas. (Finally…us: contemporary black brazilian women writers ).Three Continent Press, 1995. (Edição bilíngue).
– Cadernos Negros 19. Grupo Quilombjhoje, 1996.
– Cadernos Negros 21. Grupo Quilombhoje, 1998.
– Literatura e afrodescendência no Brasil. v.2. Editora UFMG, 2011.

ENSAIOS

– A mulher negra tem história. Coautoria com Nilza Iraci e Maria Rosa Pereira. Edição da autora, 1987.
– Articulando. Edição da autora, 1987.
– Mulher negra, uma perspectiva histórica. Edição da autora, 1987. e O poder muda de mãos, não de cor. Santos: edição da autora, 1996.

HOMENAGENS E PRÊMIOS

1991 – Mulher do Ano, concedida pelo Conselho Nacional da Mulher Brasileira.
1992 – Cidadã Emérita, concedida pelas Câmaras Municipais de Santos e de Cubatão(SP).
2000 – Mulher Destaque, concedida pela Câmara Municipal de Santos.
2004 – Mulher Destaque, concedida pelo Clube Soroptimista Internacional de Santos.
2005 – Indicada ao Prêmio Mil Mulheres para o Nobel da Paz.
2009 – IV Prêmio África Brasil, concedido pelo Centro Cultural Africano.
2016 – Prêmio Dandara, concedido pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra da Prefeitura de Santos.

FONTE