EXPOSIÇÃO “LEITURAS E AFETOS: MARCAS DOS LEITORES NOS LIVROS DAS COLEÇÕES ESPECIAIS”

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais promove exposição gratuita com 32 obras do setor de Coleções Especiais

A Biblioteca Pública Estadual abre no dia 17 de julho a exposição gratuita “Leituras e afetos: marcas dos leitores nos livros das Coleções Especiais”. A mostra reúne a seleção de 32 obras dos séculos XVII ao XX. Nela, o visitante pode apreciar marcas como desenhos, comentários, dedicatórias inusitadas e outras intervenções feitas por leitores nas páginas dos livros.

Afonso Estevam de Andrade Júnior, gestor de Cultura da Biblioteca Pública Estadual, foi quem organizou a exposição. Ele explica o que se pode encontrar nas páginas dos livros: “há comentários lacônicos; empolgação ou decepção com uma obra; uma lista de compras; o registro de desaparecimento de um escravizado; um lembrete sobre o início de uso de uma medicação; o colorido deixado por uma criança em uma ilustração preto e branca; críticas e elogios às obras; e, até mesmo, uma inusitada dedicatória de Monteiro Lobato, em que menciona as agruras ao andar de ônibus”.

Afonso Júnior explica ainda que a exposição mostra a relação do leitor com o livro: “Ela não se limita apenas à leitura e à reflexão. Muitas vezes ele anota, desenha, dedica, tendo o próprio livro como suporte dessas interações, pois um diálogo com o autor pode ser estabelecido com algum comentário sobre um trecho da obra, anotações sobre outras leituras possíveis ou uma crítica à escrita ou à visão do autor. É o leitor deixando sua marca, seus rastros, seu testemunho de leitura”.

“É muito interessante encontrar essas marcas, pensamentos e impressões. Podemos ter um vislumbre do impacto causado pelos livros na vida das pessoas”, finaliza o gestor de Cultura.

Para Eliani Gladyr, do Núcleo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, a exposição é uma importante forma de valorização do patrimônio literário e da cultura do Estado: “ Ao completar 70 anos, a instituição continua a proporcionar uma variedade de atividades culturais, reafirmando sua vocação como promotora e incentivadora do livro e da leitura. Suas ações são destinadas a toda sociedade indistintamente, pois acredita que o ser humano é capaz de mudanças em toda sua vida pelo bom hábito de ler. Portanto, possibilitar que as pessoas tenham acesso ao livro, por meio de empréstimos, exposições, palestras e outras atividades, tudo gratuitamente, é o caminho que a Biblioteca percorre há sete décadas com êxito e como exemplo de boas práticas”, ressalta.

A exposição “Leituras e afetos: marcas dos leitores nos livros das Coleções Especiais” fica aberta até 18 de outubro, no Hall das Coleções Especiais, no 2º andar da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21, Savassi).