As crianças e os adolescentes na biblioteca

Curso oferecido pelo Sistema Estadual de Bibliotecas de MG foi um sucesso entre participantes

Crianças e adolescentes são os principais frequentadores das bibliotecas de acesso público – comunitárias, escolares e públicas – no Brasil. A informação é da professora e pesquisadora na área de leitura e livros, Fabíola Farias, que ministrou o curso on-line “As crianças e os adolescentes na biblioteca: leitura e formação”. Promovido pela Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual (SABE), como parte do projeto “Fomento às ações culturais desenvolvidas pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas”, o curso tem patrocínio da CEMIG, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Segundo Fabíola Farias, os encontros tiveram o objetivo de realizar uma jornada sobre acervo, serviços, atividades e mediações na ação bibliotecária junto aos segmentos infantil e juvenil, de maneira a potencializar o atendimento deste público. “Aos gestores públicos e aos profissionais que se dedicam às bibliotecas, tanto no campo da Cultura quanto no da Educação, cabe a construção cotidiana de condições objetivas e subjetivas para a participação dos pequenos e jovens na cultura escrita, para além da formação escolar”, explica Farias.

Ela pontua que, além de promover a troca de experiências entre profissionais com atuações semelhantes, cursos como esse convidam os participantes a indagar suas práticas e a repensar suas visões de mundo.

Do noroeste de Minas, da cidade de Guarda-Mor, Mirian Ferreira Duarte, da Biblioteca Pública Municipal Professor Caetano de Faria, se interessou pela temática porque envolve a formação de leitores jovens e crianças. Para ela, as orientações aproximam a biblioteca do público infantojuvenil e motivam os profissionais a valorizarem o acervo voltado para essa faixa etária: “Formações como esta nos fazem ampliar horizontes com relação à literatura. Devido à correria com as demandas da biblioteca, não temos tempo de estudar os livros da forma como gostaríamos”.

Em Conselheiro Lafaiete, Rita das Graças Rezende Moreira, da Biblioteca Pública Municipal Lafayette Rodrigues Pereira, disse que participou do curso para se aperfeiçoar e atender melhor o público infantojuvenil. “Apesar de anos trabalhando nesta área e de ter experiência, sinto que preciso acompanhar as mudanças que acontecem no dia a dia das crianças e adolescentes para poder entender suas necessidades.

Cristina Souza,  responsável pelo Espaço e pela Coleção de Literatura Infantil da Biblioteca Comunitária do Museu da Conversa Macanuda, em Poços de Caldas, compara o fim do curso ao término de uma boa aula. “Cursos de formação como este são extremamente necessários, pois, além da consolidação do conhecimento já construído, suscitam novos conhecimentos e  enriquecem a curadoria que desenvolvemos em nossos espaços de atuação junto aos usuários.”
Para assistir às aulas gravadas e acessar o material clique em https://wakelet.com/wake/qLmo9E1Y9_e9hecRzrUFU

Confira algumas dicas dadas durante o curso para aproximar crianças e jovens dos livros. Vale para bibliotecários e também para as famílias:

Leve-os às bibliotecas e mostre o que a instituição oferece: empréstimo, pesquisa escolar e atividades culturais.
Leia para as crianças e ouça suas impressões.
No caso dos adolescentes, é comum que eles prefiram ler sozinhos. Respeite suas escolhas.
Bebês e crianças muito pequenas também podem gostar dos livros e das histórias, mas é preciso paciência. Deixe-os manusear os livros e, se não quiserem, respeite e incentive em outro momento.
Para os bibliotecários, é importante buscar livros e materiais com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.
Na biblioteca, deixe que as crianças e os adolescentes escolham os livros que querem levar emprestados. Apresente sugestões e ensine-os a ouvir outros leitores.
Dedique um tempo à leitura sem telas e outras distrações.