Evento conta com 181 atividades gratuitas entre rodas de leitura, oficinas literárias, exposições, saraus e outras ações culturais em várias bibliotecas de Minas Gerais
Um dos mais importantes eventos dirigidos à literatura em Minas Gerais, a V Semana Estadual de Incentivo à Literatura (SEIL) 2025 preparou entre os dias 23 e 30 de abril programação repleta de ações dedicadas à promoção do campo literário e apoio à leitura no Estado. São 181 atividades gratuitas a serem realizadas por 81 bibliotecas públicas e comunitárias em 74 municípios mineiros. A programação do evento inclui rodas de leitura, oficinas literárias, exposições, lançamentos de livros, encontros com escritores, saraus e ações que integram outras linguagens artísticas, como música, teatro e artes visuais.
Organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) do Governo de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, a iniciativa está prevista na Política Estadual do Livro (Lei nº 18.312/2009), cujo objetivo é fomentar o gosto pela leitura literária, fortalecendo o papel das bibliotecas como centros de cultura, cidadania e memória.
Presente no calendário cultural mineiro desde 2021, este ano a SEIL propõe um olhar ampliado sobre a literatura por meio do tema “Ano Mineiro das Artes”. A proposta dialoga com a campanha lançada pela Secult-MG, para valorizar as artes como forças de pertencimento, expressão e transformação social. Segundo o superintendente de Bibliotecas, Museus e Economia da Criatividade, Itallo Gabriel, a SEIL é uma política pública viva, construída a muitas mãos, que fortalece o papel das bibliotecas como espaços de encontro com a arte, a literatura e a diversidade cultural mineira.
“Nesta edição, celebramos não apenas os livros, mas todas as formas de expressão que dialogam com a palavra e com o território. O ‘Ano Mineiro das Artes’ nos convida a reconhecer o poder da criação artística na formação de identidade e pertencimento”, ressalta Gabriel.
A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, Cleide Fernandes, explica como a força da SEIL se encontra na dedicação das equipes que mantêm as bibliotecas vivas em seus territórios: “É emocionante ver como cada município transforma sua realidade por meio da leitura, da escuta e da troca de saberes. Em 2025, essa mobilização ganha ainda mais potência ao se conectar com as múltiplas linguagens artísticas que fazem parte da cultura de Minas Gerais”.
ALGUMAS ATIVIDADES DA PROGRAMAÇÃO
Em Belo Horizonte, a Biblioteca Pública Estadual, equipamento da Secult-MG, promove programação literária com foco na escuta e na criação. As atividades incluem roda de conversa, com a poeta Dani Braga (dia 23); oficina de Arte e Poesia – cartões para Guignard, com Mireille Viviane de Paula (dia 24); clube de leitura para maturidade – o que você gosta de ler? (dia 25); roda de conversa sobre autismo e o ambiente escolar, com Ernane Alves (dia 28), autor do Livro “O garoto Satélite: autismo e sexualidade”. Todos os eventos acontecem às 15h, no Espaço Geek (Rua da Bahia, nº 1889).
Em Uberlândia, a Biblioteca Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira oferece curso de aquarela: “Tela de Minas”. Ministrado pela quadrinista e ilustradora Anna Ferreira, o foco é em técnicas de pintura inspiradas em paisagens mineiras.
Em São João del-Rei, a Biblioteca Pública Municipal Baptista Caetano d’Almeida apresenta programação voltada ao público infantojuvenil, com contações de histórias, oficinas de fanzine, pintura, cerâmica, fotografia e dobradura. As atividades, realizadas em parceria com escolas da cidade, se encerram com o lançamento do livro “Um pai chamado Deus”, de Cleide Silva, aberto ao público em geral.
Em Poços de Caldas, o destaque é o projeto Poemusia, que integra poesia e música em duas apresentações realizadas nas bibliotecas Centenário e CEU. Com a participação da poeta Taty Siqueira e do músico Ernani Fernandes, os poemas ganham vida em forma de canções, com contextualizações que aproximam o público das obras e dos autores.
A Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago, em Divinópolis, apresenta a exposição “Por trás do Texto”, com ilustrações, bonecos e objetos criados por Osório Garcia. A programação inclui ainda o sarau “Minas em Versos e Acordes”, com o grupo musical
Valsa do Adeus, e o lançamento do livro “A Aventura de Noah”, de Eliana Sá, acompanhado de aquarelas originais da ilustradora Lia Maria.
A Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira de Mateus Leme realiza a exibição do filme “O Dia que te Conheci”, que retrata a história de Zeca, um bibliotecário que enfrenta desafios profissionais e pessoais. Após a sessão, o público participará de um bate-papo com o ator Renato Novaes, protagonista do longa.
Para bibliotecária de Mateus Leme, Regina Alcantara, a SEIL “é um evento crucial para a cidade. É momento em que a cultura atrai a comunidade. É gratificante ver a participação de todas as idades, pois a biblioteca democratiza o acesso à cultura para muitos. Presenciar o encantamento de quem tem o primeiro contato com um músico, um escritor, uma declamação de poesia, exposições e debates sobre temas relevantes como intolerância religiosa e racismo é imensurável. Para mim, a biblioteca e seus serviços representam a transformação que podemos realizar em nossa comunidade, oferecendo cultura àqueles que historicamente foram privados dela”, analisa.
TRAJETÓRIA DE CRESCIMENTO
Desde a criação do SEIL, o evento se consolida como política pública de incentivo à leitura e valorização das bibliotecas em Minas Gerais. Abaixo alguns números que representam a dimensão da Semana:
● 2021 – 27 bibliotecas / 56 atividades;
● 2022 – 67 bibliotecas / 116 atividades;
● 2023 – 98 bibliotecas / 143 atividades;
● 2024 – 50 bibliotecas / 100 atividades;
● 2025 – 81 bibliotecas / 181 atividades.
Apesar da retração registrada em 2024 — reflexo do ano eleitoral —, 2025 marca a retomada do crescimento, com a adesão de 80 bibliotecas e uma programação ampliada e diversificada.
CULTURA ACESSÍVEL E DESCENTRALIZADA
A V Semana Estadual de Incentivo à Literatura reafirma o compromisso do Estado de Minas Gerais com a acessibilidade cultural e a valorização das identidades locais. De centros urbanos a pequenas comunidades, as ações literárias se espalham pelos municípios mineiros, fortalecendo as bibliotecas como espaços de formação crítica, convivência e acesso democrático à arte e ao conhecimento.
A programação completa pode ser acessada no link abaixo:

https://drive.google.com/drive/folders/1Y-WAGEd7k0H8F6vDpvXs8JSuMl-Jsf4b