“Outra destruição da natureza é possível”, por Vladimir Safatle 

Ciclo de debates “Mutações”, do Sempre Um Papo, recebe Vladimir Safatle para falar sobre “Outra destruição da natureza é possível”

O filósofo Vladimir Safatle participa do ciclo de debates filosóficos “Mutações”, em Belo Horizonte, para falar sobre o tema “Outra destruição da natureza é possível”. O evento é uma parceria entre o Sempre Um Papo e a Artepensamento, plataforma que publica ensaios filosóficos e políticos de autores brasileiros contemporâneos. O bate-papo acontece no dia 31 de julho, segunda-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla.

Outra destruição da natureza é possível

É a invenção da “natureza” que marca as sociedades ocidentais, pois ela aparecerá continuamente como contraponto a todos os conceitos, valores e horizontes normativos que parecem definir a especificidade de nossas sociedades ocidentais, tais como liberdade, história, consciência, autonomia, progresso, desenvolvimento, abundância, riqueza e crescimento.

Nessa conferência, Vladimir Safatle defenderá a tese de que as crises nas quais nos encontramos (crise ecológica, demográfica, socioeconômica, política, psíquica, epistêmica) não pedem uma “nova aliança” com a natureza, mas uma “nova destruição” da natureza, não no sentido de destruição física, mas de destruição do sistema de dicotomias que anima nossa metafísica e justifica as separações e dicotomias que acabaram por preparar a degradação material do sistema dos viventes.

Ainda mostrará como certas lutas sociais e modificações jurídicas que ocorrem no continente latino-americano podem impulsionar a imaginação social nessa direção.

Vladimir Safatle é um filósofo, escritor e músico brasileiro nascido no Chile. É professor titular da cadeira de Teoria das Ciências Humanas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Suas linhas de pesquisa envolvem Ética, Filosofia Política e Teoria das Ciências Humanas

Sempre um Papo – 37 anos

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros – ou de forma digital, pelo canal no YouTube. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Minstério da Cultura. O Ciclo de Debates “Mutações” é realizado pelo Artepensamento e o Sesc, com o apoio institucional da Embaixada da França no Brasil. Apoio cultural da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Circuito Liberdade, Minas Literária, Descentra Cultura e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Serviço:

Vladimir Safatle participa do ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo

Dia 31 de julho, segunda-feira, às 19h30

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

Data

31 jul 2023
Evento Terminado

Horário

19:30
Categoria
Pular para o conteúdo
Fale Conosco