BIBLIOTECA PÚBLICA RECEBE HOMENAGEM PELOS 70 ANOS NA ALMG

Evento contemplou a instituição com placa comemorativa e com medalhas a leitores assíduos

Uma alegria tomou conta de todos os convidados presentes no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no dia 20 de junho. Foi realizada, no local, homenagem especial pelos 70 anos da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. O evento contou com a presença de deputados e demais autoridades, bem como de servidores públicos, leitores proeminentes, escritores, artistas, admiradores e outros participantes.

Entre os participantes que compuseram a mesa na solenidade no plenário estavam a secretária adjunta de Estado de Cultura e Turismo, Josiane de Souza, e a coordenadora do Núcleo da Biblioteca Pública Eliani Gladyr. No pronunciamento aos presentes, Eliani lembrou da história da instituição e de sua importância para a cultura de Minas Gerais: “Ao comemorarmos hoje o seu septuagésimo aniversário, reafirmamos o círculo virtuoso a que a Biblioteca está destinada, que é proporcionar leitura, literatura, cultura e informação a todo e qualquer cidadão…”.

Além da realização do evento, a Biblioteca recebeu como homenagem uma placa da ALMG pela celebração do aniversário de 70 anos e serviços prestados. Foram homenageados também com entrega de medalhas Taquinho de Minas, com a incrível marca de 244 empréstimos anuais no setor Braille; Lucas Fernando de Souza, com 188 títulos retirados no setor de empréstimo; Laura Mendonça Maia Lopes, pelos 133 empréstimos do setor infanto-juvenil; e Maria Eduarda Santiago, aluna da Escola Estadual Maria Amélia, no bairro Pirajá, onde o Carro-Biblioteca, um dos mais importantes programas de extensão da Biblioteca, costuma visitar para levar o que há de melhor da literatura nacional e estrangeira.

Após o encerramento regimental da homenagem à Biblioteca Pública no plenário da ALMG, o evento contou com a apresentação do projeto Palavra Viva, com Robson Vieira, acompanhado pelo Coro Novo, o qual é dirigido pelo maestro Daniel Rezende. O grupo apresentou canções da Música Popular Brasileira (MPB).