EXPOSIÇÃO “A HISTÓRIA DA MODA ATRAVÉS DOS SÉCULOS”

São 54 obras literárias que vão do século XVIII até a contemporaneidade, evidenciando a evolução do segmento e sua importância histórica

Moda não é uma palavra antiga, apesar de sua etimologia latina: vem de modus (modo, maneira), entrando no italiano em meados do século XVII. Como uso amplo referia-se ao caráter de transformação e busca da elegância por parte das classes privilegiadas, no que diz respeito às roupas, às convenções sociais, aos objetos de decoração, aos modos de pensar, de escrever e de agir.

Mas como se deu a evolução desse segmento de tanta criatividade nos últimos séculos? Para responder a essa questão, a Biblioteca Pública Estadual, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) do Governo de Minas, no seu aniversário de 70 anos, apresenta até 21 de novembro a exposição “A história da moda através dos séculos”, com 54 obras literárias que vão do século XVIII até a contemporaneidade, as quais dão ao público uma noção importante de como se deu o desenvolvimento desse setor cultural, e como ele influencia no comportamento das pessoas, as suas atitudes.

Destacam-se na exposição, por exemplo, duas obras por sua beleza e raridade: as de autoria de Jacques Charles Bar – “Recueil de tous les costumes des ordres religieux et militaires: avec un abrégé historique et chronologique, enrichi de notes et de planches coloriées” (1778-1791), e as aquarelas de Francisco Julião (1740-1811): “Riscos illuminados de figurinhos de brancos e negros dos uzos do Rio de Janeiro e Serro do Frio” (século XVIII).

Além disso, podem ser destacadas obras como “A história do vestuário no ocidente”, de François Boucher; a “Era Channel”, de Edmonde Charles-Roux, “Trajes de cena”, de Christian Lacroix; uma coleção sobre a moda no início do século XX, também um livro sobre a década de 1950 e de estilistas mineiros como Ronaldo Fraga e Renato Loureiro.

“A história da moda através dos séculos” fica em cartaz até 21 de novembro, no setor de Coleções Especiais, no segundo andar do prédio da Praça da Liberdade, nº 21, Savassi, das 9h às 18h. A entrada é franca.

Outras informações 31 2128-8246.