PRETO VIVO, DE JUIZ DE FORA, VENCE COMPETIÇÃO DE “SLAM” REALIZADA NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL

PRETO VIVO, DE JUIZ DE FORA, VENCE COMPETIÇÃO DE “SLAM” REALIZADA NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL

Batalha inédita no equipamento cultural foi realizada no prédio da rua da Bahia de 17 a 20 de outubro

Com apoio da Associação dos Amigos da Biblioteca Pública (por meio da Lei de Incentivo à Cultura de MG) e da Cemig, a Biblioteca Pública Estadual, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, conheceu, no domingo, dia 20 de outubro, o vencedor da primeira competição de “Slam-MG 2024” realizada no “pilotis” do prédio da rua da Bahia, em Belo Horizonte.

Preto Vivo, de Juiz de Fora, representante do Slam Urutau, foi o grande vencedor da disputa deste ano. Laira Arvelos, do Slam Pangeia, de Uberaba, ficou com o segundo lugar. E JP Escrevivente, do Avoa, amor, de Belo Horizonte, terminou na terceira colocação. O duelo reuniu artistas representantes das comunidades de Slam de 18 cidades do Estado, com participação de 34 competidores.

Com a primeira colocação, Preto Vivo será o representante de Minas Gerais no campeonato nacional, o Slam BR, entre os dias 05 e 10 de dezembro, em Camaçari, na Bahia. “Conquistar esse título, que é o maior reconhecimento para poetas mineiros no cenário estadual do Slam, é muito gratificante. Falei sobre amor, educação, questões raciais e sociais, além de tudo o que eu estava sentindo”, ressaltou o poeta, em entrevista para o site da Prefeitura de Juiz de Fora. A segunda colocada Laira Arvelos também representará o Estado na disputa.

A competição integrou o projeto “Raízes: afromineiridade e juventude na literatura”, ciclo de palestras que recebeu a partir de agosto deste ano escritores, poetas, ensaístas, músicos, rappers e outros artistas negros e negras, dentro das comemorações de 70 anos da Biblioteca Pública. “Esta iniciativa demonstra o compromisso contínuo do Governo de Minas e da Biblioteca com a valorização e a promoção da literatura e da diversidade cultural”, destacou o diretor da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), Lucas Amorim.    

70 ANOS

A Biblioteca Pública completou 70 anos no dia 02 de junho de 2024. Atualmente é o mais antigo espaço cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O acervo conta com mais de 570 mil exemplares composto por livros, revistas e jornais históricos. Por mês, são mais de três mil leitores que retiram obras via Setor de Empréstimo, que conta com mais de 80 mil títulos para essa finalidade. É também importante promotora de eventos cultuais, já que conta com teatros e espaços para exposição. Além disso, desenvolve projetos importantes de extensão direcionados ao incentivo à leitura, como a Caixa-Estante e o Carro-Biblioteca.

O vencedor Preto Vivo

Laira Arvelos, segunda colocada

JP Escrevivente, de Belo Horizonte

Pular para o conteúdo
Fale Conosco