Sempre um Papo – Mutações, com Luiz Alberto Oliveira

Sempre Um Papo convida o físico Luiz Alberto Oliveira no dia 6/07

O professor e pesquisador Luiz Alberto Oliveira participa do ciclo de debates filosóficos “Mutações”, em Belo Horizonte, para falar sobre o tema “O espírito e a criação de mundos”. O evento é uma parceria entre o Sempre Um Papo e a Artepensamento, plataforma que publica ensaios filosóficos e políticos de autores brasileiros contemporâneos. O bate-papo acontece no dia 6 de julho, quinta-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla.

O espírito e a criação de mundos

No mundo contemporâneo, por um lado, a disseminação dos meios ultravelozes de comunicação e transporte abole, em termos práticos, as separações espaciais. Por outro lado, as potências de produção em escala mundial são organizadas, dinamizadas e orientadas pelo Capital, que homogeniza os reinos da natureza e lineariza os domínios humanos.

A palestra abordará o atual estágio de maturidade máxima do Sistema-Capital, resumido por Jared Diamond no termo “Colapso”; questionará a visão ocidental e cartesiana de que a potência do pensamento seria privativa da espécie humana, especialmente de sua porção europeizada, e de que sabemos o que é pensar.

A multiplicação e superposição de tantas e tão heterogêneas formas de inteligência (de fungos, plantas, animais e sociedades ditas tradicionais), ainda mais necessárias em tempos de inteligência artificial, sugerem ocorrerem interstícios, que poderão se tornar horizontes para reengajar o Espírito.

Esta ação faz parte do ciclo de palestras Mutações – Corpo-Espírito-Mundo: Passagens.

Luiz Alberto Oliveira é Físico, doutor em Cosmologia, pesquisador do Laboratório de Cosmologia Física Experimental de Altas Energias e professor de História e Filosofia da Ciência do Centro de Pesquisas Físicas – CBPF/CNPq. Foi Curador Geral do Museu do Amanhã do Rio de Janeiro de 2010 a 2020.

Sempre um Papo – 37 anos

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros – ou de forma digital, pelo canal no YouTube. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O Ciclo de Debates “Mutações” é realizado pelo Artepensamento e o Sesc, com o apoio institucional da Embaixada da França no Brasil. Apoio cultural da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Circuito Liberdade, Minas Literária, Descentra Cultura e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Serviço:

Luiz Alberto Oliveira participa do ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo

Dia 6 de julho, segunda-feira, às 19h30

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

Data

06 jul 2023
Evento Terminado

Horário

19:30 - 19:30

Localização

Teatro José Aparecido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo
Fale Conosco