Card colorido com convite para palestra on-line. No topo, à direita, estão as marcas do Minas Literária, e Minas Criativa. Texto: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convida para encontro do Grupo de Estudos Alexandria. Refletindo o Patrimônio Cultural Imaterial: conceitos, história e ações. Palestrante: Luis Molinari, IEPHA/MG; IEC-PucMinas; UEMG. O evento ocorrerá dia 11 de junho de 2024, terça-feira, às 14h, por videoconferência. Inscrições gratuitas no site www.bibliotecapublica.mg.gov.br. Vagas limitadas. Com emissão de certificado. À direita, dentro de um círculo, está a fotografia do perfil do convidado, um homem branco com cabelos grisalhos. Ele está sério usa um cachecol preto e blazer preto. No rodapé, encontram-se os logos do Sistema de Bibliotecas, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, marca A Liberdade mora em Minas, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e Governo de Minas.

Refletindo o Patrimônio Cultural Imaterial: conceitos, história e ações

Governo de Minas Gerais promove encontro virtual sobre Patrimônio Cultural Imaterial com Luis Molinari

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, convida para mais um encontro do Grupo de Estudos Alexandria. O evento terá como tema central “Refletindo o Patrimônio Cultural Imaterial: conceitos, história e ações” e será conduzido pelo pesquisador, consultor, gestor e professor universitário Luis Molinari. O encontro está agendado para o dia 11 de junho, às 14h, e será realizado por meio de videoconferência.

Esta edição do Alexandria visa promover discussões e reflexões pertinentes ao universo do patrimônio cultural imaterial, explorando suas definições, evolução histórica, quadro legal e aplicação prática. Durante o evento, Molinari analisará a constituição desse patrimônio, apresentando metodologias participativas alinhadas com estratégias globais de preservação e promoção, com ênfase no contexto brasileiro e em Minas Gerais.

Texto indicado para leitura prévia: “Educação patrimonial: inventários participativos: manual de aplicação”

As inscrições para o encontro são gratuitas, porém as vagas são limitadas. Os participantes que se registrarem em formulário durante o evento receberão certificado de participação, emitido em até 30 dias.

Interessados em participar podem se inscrever aqui.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 98489-2113 (mensagem de texto via WhatsApp).

Este encontro representa uma oportunidade valiosa para equipes de bibliotecas públicas e comunitárias, bem como para todos os interessados no patrimônio cultural, especialmente para os profissionais que trabalham com os dossiês do ICMS Patrimônio Cultural do Iepha-MG. Não perca essa oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o patrimônio cultural imaterial e contribuir para sua preservação e valorização!

Luis Molinari é pesquisador, consultor, gestor e professor universitário. Pós-doutorando em História. Doutor em História Social da Cultura pela UFMG, mestre e graduado pela mesma instituição. Analista concursado do IEPHA/MG, desde 2006, atuando como Analista de Patrimônio (2006 – 2009), Gerente de Patrimônio Imaterial (2010 a 2017), Gerente de Identificação e Pesquisa (2017 a 2021), Diretor de Promoção (2021 e 2022), Presidente da Comissão editorial (2021 a atual). Atualmente, trabalha em articulação com projetos do MPMG. Professor na pós-graduação em Patrimônio Cultural da PUCMinas (2020 – atual) e UEMG (2022 – Atual). Pesquisador em História Social da Cultural, com ênfase em História do Brasil colonial; Cartografia histórica; América colonial; História moderna; Escravidão na Ibero-América. Atuação no ensino e produção de material didático. Experiência de mais de 18 anos na execução e coordenação de projetos relacionados ao patrimônio cultural como: inventários; registros; tombamentos; laudos, planos de salvaguarda; recuperação de bens desaparecidos, avaliação de projetos culturais, cursos de formação profissional e universitária e gestão. Nos últimos anos tem se dedicado a projetos de inventários participativos com a formação de gestores e treinamento de equipes para a identificação de bens culturais com uso de mapas de percepção.

11 jun 2024
Evento Terminado